24 horas em Estremoz


Estremoz é um destino inesquecível no Alentejo, parecendo uma vila encantada. Conhecida como “cidade branca” por sua íntima relação com o mármore, é uma verdadeira joia na região, e tem muito a oferecer aos turistas que passam por ali.

Em um dia, é possível curtir o melhor do destino, a começar por seu castelo. Estremoz é dividida em duas: uma parte está dentro das muralhas centenárias, local onde estão o Castelo de Estremoz e um sem número de casinhas medievais; a outra, do lado de fora das muralhas, é uma cidade moderna.

Um passeio pelo centro histórico da cidade é absolutamente imperdível, com suas ruas de pedras e casinhas brancas. No topo de tudo está o castelo, que possui uma espetacular torre de mármore branco, conhecida como Torre das Três Coroas, com 27 metros de altura. A apelido veio do fato de que três reis de Portugal estiveram no poder até que estivesse terminada. Logo ao lado estão os Paços do Concelho, uma bela construção do século 14.

A 700 metros dali está o Convento de São Francisco e, com mais 5 minutos de caminhada, chega-se ao Convento dos Congregados, ambos ótimas paradas para amantes de arquitetura e aqueles interessados em monumentos religiosos.

Para quem estiver viajando com crianças, o Centro de Ciência Viva de Estremoz é uma boa pedida, com exposições que permitem tocar e interagir com os objetos, experimentos e muitas descobertas.

Vale também explorar aquilo que deu o apelido de “cidade branca” para o destino: o mármore, presente em praticamente todas as suas calçadas, edifícios e monumentos. É possível visitar uma pedreira e ver com seus próprios olhos a imponência desses locais e a importância deles para Estremoz.

Por fim, não dá para sair de lá sem provar de suas delícias, e a nossa sugestão é a Mercearia Gadanha, um excelente restaurante de ambiente informal e pratos repletos de tradição alentejana. Mas recomendamos que você faça uma reserva, pois é muito concorrido!