Museus de Arte no Alentejo

Um dos maiores interesses dos turistas que vão à Europa é a arte. O Velho Continente guarda obras-primas de diversos momentos da história, e aqui no Alentejo não é diferente. Nossos pequenos museus têm diversos tesouros para os amantes da arte. Confira alguns deles!

Museu de Évora

Principal museu da cidade mais importante do Alentejo, o Museu de Évora tem mais de 100 anos de história e conta com mais de 20 mil objetos, entre estátuas romanas, esculturas e pinturas de artistas como Francisco Henriques e Garcia Fernandes. A menina dos olhos do acervo é uma coleção de 19 painéis de temas religiosos.

Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida
Quase de frente para o Museu de Évora está o Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida. Focado em arte contemporânea, tem exposições das mais diversas manifestações artísticas e investe em uma programação educativa com debates e visitas guiadas.

Museu de Arte Contemporânea de Elvas

A 86 quilômetros de Évora, Elvas é lar do MACE, que abriga seiscentas peças da Coleção António Cachola em seu acervo permanente, com obras de artistas portugueses que incluem desenho, gravura, pintura, escultura, vídeo, fotografia e instalações.

Museu da Tapeçaria de Portalegre

Em Portalegre, próximo à fronteira com a Espanha, os tapeceiros criaram um ponto conhecido como o Ponto de Portalegre, utilizado em trabalhos belíssimos e originais feitos em lã. E este museu é dedicado às tapeçarias locais, além de exposições temporárias de artistas que usam esse material de alguma maneira.

×