Cinco curiosidades sobre o Alentejo

As surpreendentes cidades e vilas alentejanas abrigam singularidades que vão desde o segredo para a carne de porco perfeita até o motivo que levou o céu local e receber um prêmio. Ficou curioso? Confira abaixo!

1. Bolota
Você verá muitas azinheiras pelos campos do Alentejo, árvores que podem chegar a dez metros de altura e que têm frutos ovais e marrons. São estes frutos, as bolotas, que alimentam o porco alentejano, tipo de carne mais consumido da região. O resultado é uma carne comprovadamente mais saudável que a do porco tradicional, com menos gordura, calorias e colesterol.

2. Carnes de caça
O cardápio tradicional brasileiro inclui muita carne, geralmente de gado, frango ou peixe. No Alentejo, a dieta é bem mais variada, e você terá a oportunidade de provar carnes diferentes, como javali, veado, lebre, pato ou perdiz.

3. Céu premiado
Se você nunca viu o céu receber prêmios, saiba que isso aconteceu com a região do lago Alqueva, o primeiro destino do mundo a ter a certificação Starlight Tourism Destination da UNESCO. Ela atesta a sua qualidade para observação de estrelas, já que não há poluição luminosa. Quando estiver por lá, não esqueça de olhar para cima!

4. Alqueva
Falando no Alqueva, este lago é uma atração importante do Alentejo. A curiosidade é que o grande lago é artificial e foi construído sobre o rio Guadiana, tendo alterado significativamente a paisagem local.

5. Pêra-Manca
Famoso por seus vinhos, o Alentejo tem um rótulo que é absolutamente icônico: o Pêra-Manca. Ele recebeu vários prêmios ao longo dos anos, e a edição de 2011 é considerada a melhor safra portuguesa do século, contando até mesmo com um selo de segurança desenvolvido pela Casa da Moeda de Portugal.

×