Descubra o Alentejo em um roteiro religioso

Portugal tem uma população majoritariamente cristã, sendo considerado um dos principais destinos para o turismo religioso, e o Alentejo é parte fundamental de um tradicional roteiro de fé. Confira os lugares que não podem ficar de fora da viagem:

Igreja Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas
Seu design chama a atenção principalmente por suas portas laterais manuelinas, a capela mor barroca e os altares barrocos de talha dourada e de mármore. A sacristia e o órgão de tubos dão um tom temporal a esta bela e antiga construção. E possível visitar também o museu de arte sacra anexo ao templo.

Convento dos Congregados em Estremoz
Não deixe de visitar o Convento dos Congregados, que foi construído no século 16 e usado como um palácio. Só em 1968 tornou-se o Convento da Congregação do Oratório de São Felipe Nery. Sua fachada é trabalhada em belíssimo mármore rosa e seus azulejos são dedicados à vida e milagre de São Felipe. Atualmente, também abriga a Câmara Municipal, a Biblioteca e o Museu de Arte Sacra.

Museu de Arte Sacra de Moura
O Museu de Arte Sacra da cidade de Moura está localizado na antiga Igreja de São Pedro, edifício que conta com um fascinante revestimento de azulejos do século 17 em seu interior. As exposições exibem patrimônio eclesiástico, com centenas de peças que demonstram as tradições religiosas da região.

Sé de Évora
Destacando-se por sua silhueta na paisagem urbana, seu verdadeiro nome é Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção. É a maior catedral medieval do país, com uma estrutura toda em granito, marcada pela transição do estilo romântico para o gótico. O templo possui um belo crucifixo chamado de “Pai dos Cristos”, estátuas alegóricas dos bustos de São Pedro e São Paulo e um espetacular órgão do período renascentista.

Igreja Nossa Senhora da Anunciação em Mértola
A peculiar Matriz de Mértola foi construída no século 12 para ser uma mesquita – lugar de culto dos religiosos islâmicos – e adaptada como igreja cristã durante a Reconquista. Por isso, ainda se notam os diferentes estilos utilizados na edificação: mulçumano, gótico, manuelino e renascentista. Entre as modificações, o altar principal foi deslocado para a parede na direção norte e o qibla, que indicava a direção para Meca, foi retirado.

Ermida Nossa Senhora de Guadalupe em Serpa
A apenas dois quilômetros de Serpa, exibe arquitetura simples, sem riquezas decorativas, e com estilo mudéjar típico da Península Ibérica. O pequeno refúgio abriga a imagem da santa padroeira que é homenageada em uma grande festa promovida para a chegada da primavera, que tem início na Páscoa e dura cinco dias. O evento contempla procissões, desfiles e missas.

×