Conheça a fascinante vila de Evoramonte


Um charmoso recanto que reúne paisagens impressionantes e monumentos militares que remetem aos tempos medievais. Esta é Evoramonte, uma pequena vila do distrito de Estremoz que esbanja charme e histórias para contar.

Dividida entre a zona baixa, onde vivem a maioria de seus habitantes, e a vila medieval, localizada no alto de uma colina de 400 metros de altitude e rodeada por muralhas, conta com uma fortificação militar que é de encher os olhos e possui quatro portas dionisinas originais: Porta do Freixo, Porta do Sol, Porta de São Brás e a Porta de São Sebastião.


Na antiga vila, os visitantes são brindados com vastas planícies douradas, além de um belo castelo que coroa o topo da Serra D’Ossa, nomeado Paço Ducal de Evoramonte. A versão atual é uma reconstrução do projeto original, destruído em decorrência de um terremoto em 1531. Formado por quatro torreões dispostos em formato quadrangular, o local tem a sua importância na história do país, pois foi ali a assinatura da Convenção de Evoramonte, documento que deu fim à Guerra Civil Portuguesa, 1834.

Aproveite para ver do terraço do castelo a impressionante paisagem dos campos alentejanos, iluminado por um belo pôr do sol, e apreciar as suas pequenas ruas decoradas com casinhas brancas típicas. Vale uma visita à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, que une estilos gótico e barroco, além das lojinhas de artesanato na Rua Santa Maria.

O destino foi indicado na lista das ‘15 aldeias históricas mais encantadoras de Portugal’, elaborada pelo site Skyscanner.