São Pedro do Corval: a capital ibérica da olaria


Conhecida internacionalmente como a terra da olaria, São Pedro do Corval traz a tradição da cerâmica desde os tempos pré-históricos, graças à existência de depósitos de argilas muito comuns nessa região, e possui o maior número de artesãos do barro de todo Portugal. A cidade fica nos arredores de Reguengos de Monsaraz e é uma ótima opção para que está visitando a região.


O destino tem cerca de 20 olarias, como Patalim, Tavares e Cristo, nas quais os turistas podem ter a oportunidade de ver a moldagem manual do barro, enquanto escutam os conhecimentos e vivências compartilhados pelos mestres oleiros. O minucioso trabalho resulta em obras de arte de encher os olhos, decoradas com pinturas que utilizam métodos ancestrais e traços característicos da região.

Entre as atrações do destino está ainda a Ermida de São Pedro, construída no século 14. Era dessa igreja que, especialmente em anos de seca, partiam peregrinações para o Menir da Rocha dos Namorados. O importante monumento pré-histórico muito visitado, tem cerca de dois metros de altura e formato de cogumelo, e é famoso por lendas sobre casamentos e fertilidade.

Esse atraente recanto do Alentejo carrega incontáveis vestígios paleolíticos de culturas milenares e uma natureza envolvente.