Que tal provar um queijo alentejano?

queijos-capa
A culinária alentejana surpreende pelo sabor e pela variedade. Seus vinhos são reconhecidos mundialmente e apreciados por todos os viajantes. Porém, é muito mais saboroso quando a bebida vem acompanhada dos tradicionais queijos do Alentejo. Abaixo mostramos onde encontrar os melhores tipos dessas iguarias:

queijo-de-nisaQueijo Nisa
Exclusivo da região norte do Alentejo e fabricado com leite de ovelha, o Nisa possui uma coloração amarela bem clara. Tem sabor ligeiramente ácido e aroma intenso. Existem produtores em Nisa, Monte Claro, Gáfete, Tolosa, Alpalhão, Vaiamonte e Monforte.

queijo-de-evoraQueijo Évora
Também fabricado a partir do leite de ovelha, seu sabor é um pouco mais picante se comparado ao Nisa. É produzido em Évora, Arraiolos, Alcáçovas, Aldeias de Montoito (Redondo), Rio de Moinhos (Borba) e Sousel.

queijo-serpaQueijo Serpa
O mais famoso da região do Alentejo, é um queijo de ovelha curado. Esses produtos são guardados nas “rouparias” (queijarias), pelo menos durante um mês, em ambiente fresco e úmido, até atingirem o ponto certo de maturação. É produzido em Beja (Santa Clara do Louredo e Penedo Gordo), Moura, Pias, Serpa e Mértola (Corvos e Corte da Velha).

Todos os queijos citados são Denominação de Origem Protegida (DOP), definida pela União Europeia, ou seja, são produtos que só podem ser produzidos e adquiridos em seus locais de origem.

×