Inverno no Alentejo

inverno-no-alentejo-capa
A estação mais fria do ano reserva surpresas no Alentejo que você nem imagina! É a época perfeita para relaxar próximo à lareira e se deliciar com pratos quentes que só os portugueses são capazes de fazer. Visitar a maior região de Portugal no inverno é a escolha perfeita para quem quer fugir do calor tropical.

Uma ótima opção é explorar as planícies com campos de plantações que aguardam a mudança de estação. Os amantes de esportes podem realizar um passeio de bicicleta, moto ou jipe para aproveitar as paisagens bucólicas que ganham um tom mais opaco durante o inverno, mas sem perder o seu charme. Também há opções como caminhadas, slide, rapel e até mesmo escalada. Cidades como Mértola, Beja, Alandroal e Serpa são os pontos mais procurados pelos visitantes para a prática dessas atividades.

ensopado_de_borregoO clima frio e úmido também é perfeito para provar pratos quentes típicos da culinária alentejana, como por exemplo o ensopado de borrego – como é chamado o cordeiro com menos de um ano. Antes da adoção da carne de porco, era o carneiro que predominava na culinária da região, principalmente em ensopados, cozidos e guisados. Essa carne acabou caindo no gosto dos alentejanos, sendo servida com pão e batatas cozidas. É uma verdadeira iguaria, com tempero de hortelã e ervas aromáticas.

E é claro que os vinhos não podiam ficar de fora de uma programação de inverno impecável. A Herdade do Esporão, por exemplo, é a pedida perfeita para aqueles que buscam excelência no setor do enoturismo. Localizada em Reguengos de Monsaraz e integrada à Rota Mundial dos Vinhos, foi eleita recentemente na categoria “Enoturismo do Ano” em premiação realizada pela Revista Wine. É possível participar de degustações, visitar as caves e adega e ter experiências gastronômicas incríveis.