Gastronomia como você nunca viu

gastronomia-porco-a-alentejana-2
A gastronomia alentejana é um belo exemplo de uma gastronomia ancorada em sua origem. Isso porque são nas imensas planícies, serras e vales da região que nasce e cresce um patrimônio inigualável de produtos usados na culinária tradicional.

Leite, temperos da horta, ervas aromáticas, porco da raça alentejana, carneiro e até carne de caça – como lebre, coelho e peru – tornam a cozinha inusitada, cheia de personalidade, de pratos feitos com saberes antigos e muito amor. Em qualquer refeição, não pode faltar o delicioso pão caseiro. Para qualquer prato, não se mede o uso de azeite, coentro e orégano.

gastronomia-porco-a-alentejana-3O Alentejo é um lugar em que as cozinhas são a entrada da casa, de portas sempre abertas, com lenha ou carvão na lareira e tradições centenárias, fazendo comidas suculentas mesmo com poucos ingredientes.

Você vai se encantar com deliciosas sopas – de cação, tomate, toucinho –, ensopados, açordas e migas, típicos dessas terras. Tudo isso acompanhado dos saborosos queijos de ovelha e de cabra e enchidos como farinheira, linguiça e morcela, e regado pelos famosos vinhos da região.

Para sobremesa, destacam-se os doces conventuais – ou seja, aqueles feitos, antigamente, pelas freiras nos conventos. Fatias reais, bolo de chavão, almendrados, orelhas de abade, saricaia, pão de rala, tiborna de ovos e queijo dourado estão entre as delícias do cardápio de doces do Alentejo, e com certeza vão te deixar pedindo mais!

×