Alentejo: a região mais autêntica de Portugal

alentejo-autentica-01
Diz-se que o Alentejo é a região mais autêntica de Portugal. Você já se perguntou o porquê deste título? A menos de cem quilômetros de Lisboa e com 27 mil quilômetros quadrados de extensão, essa parte do território português tem planícies verdejantes, praias de areia dourada, lagos maravilhosos e natureza exuberante.

Mas o que a torna a região mais autêntica de Portugal não são suas belíssimas paisagens naturais, e sim o patrimônio histórico, cultural, arquitetônico e humano que esbanja.
alentejo-autentica-02
Construções da época da ocupação romana, igrejas e castelos medievais e ruínas pré-históricas estão por todos os lados. Hotéis luxuosos dão nova vida a conventos e castelos da Idade Média e locais únicos, como a sinistra Capela dos Ossos, preenchem uma lista de atrações de tirar o fôlego.

Além disso, há os alentejanos: pessoas receptivas, de bom coração e que não se preocupam com a passagem do tempo, porque, afinal, ele também é autêntico no Alentejo: ali, os dias passam mais devagar, para que possam ser apreciados por completo, desde um lindo nascer do sol até o momento em que ele se põe.
alentejo-autentica-03
Por fim, é autêntica a falta de pretensão dessa região, que não tem grandes redes de hotéis, parques de diversão nem centros urbanos. O Alentejo é justamente um lugar para fugir do caos, um paraíso de descanso e aconchego, lugar para comer bem, beber bons vinhos e, principalmente, aproveitar a vida em seu próprio ritmo.

×