O que comprar no Alentejo

O Alentejo é uma região sem grandes centros urbanos. Por isso, esqueça os grandes shoppings e grifes internacionais: a proposta aqui é outra. Nesta parte de Portugal, o artesanato é uma recordação perfeita para levar para casa, e cada vila ou cidade tem um ofício mais característico. Confira:

Tapetes, tapeçaria e mantas
o-que-comprar-no-alentejo-04
Feitas com fios de lã de ovelha branca e negra em teares, as mantas alentejanas podem aquecer, mas hoje são utilizadas também para decorar camas, paredes e até mesmo o chão. Em Arraiolos, as bordadeiras são responsáveis pelos famosos tapetes de Arraiolos, feitos com um ponto tradicional da região. Já em Portalegre, é feita uma tapeçaria totalmente diferente do resto do Alentejo, com o detalhista “ponto de Portalegre”. O resultado é perfeito para decorar.

Cortiça
o-que-comprar-no-alentejo-02

Portugal é o maior produtor mundial de cortiça e grande parte dela vem do Alentejo. Da cortiça, os artesãos fazem figuras, vasilhas, guarda-chuvas, malas, leques, colares, pulseiras, porta-chaves, presépios e até calçados!

Couro e pele
o-que-comprar-no-alentejo-03

Como os trabalhos no campo sempre foram fortes, os artigos de couro são considerados artesanato hoje no Alentejo. São roupas, botas e sapatos, mas também malas, vestuário para caça e até chinelos forrados, que deixam os pés bem quentinhos no inverno. Em Alter do Chão, Alcácer do Sal, Cuba e Almodôvar é possível conhecer pequenos artesãos. Já em Terrugem e Nossa Senhora de Machede, fábricas de curtumes mostram como se produz os objetos à mão.

Vestuário tradicional
o-que-comprar-no-alentejo-01

Antigamente, o capote alentejano era a melhor opção para se agasalhar. Feitos em pele de ovelha, ainda são vendidos em Évora e podem ser um bom acréscimo ao guarda-roupa para afugentar o frio, além de ser uma ótima recordação!

×