Elvas e Vila Viçosa

elvas-capaA nordeste de Évora está a impressionante Elvas. Pela localização tão próxima à fronteira de Portugal com a Espanha, a cidade teve importância estratégica ao longo da história do país, que envolveu muitas guerras com o país vizinho.

Foi esse motivo que levou a dinastia portuguesa a investir em edificações militares por lá. O resultado? Até hoje Elvas é a maior fortificação abaluartada do mundo, com uma estrutura defensiva em forma de estrela com um perímetro de cerca de 10 quilômetros e muralhas islâmicas e medievais.

Essa fortaleza tornou Elvas um Patrimônio Mundial da UNESCO. No interior das muralhas, existem outras construções militares: grandes casernas, o Forte de Santa Luzia, o Forte da Graça, os fortins de São Mamede, São Pedro, São Domingos, São Francisco e da Piedade. Além disso, o patrimônio de Elvas inclui lindas igrejas e mosteiros. Hoje, essa cidade-fortaleza aposta no turismo rural.

A menos de 40 quilômetros da cidade fortificada está a chamada “princesa do Alentejo”. Conhecida pela abundância do mármore, explorado em mais de 160 pedreiras, Vila Viçosa tem diversos monumentos inigualáveis: o Castelo do século XIII, a Igreja Matriz, a Igreja e Convento dos Agostinhos e muitas casas que mais parecem palácios, decoradas com o mármore da região.

Por lá, o Paço de Vila Viçosa é uma importante atração. Antigamente um dos preferidos da família real portuguesa, hoje funciona como um excelente museu que inclui antigo mobiliário português, tapeçarias, porcelanas europeias e orientais, peças de vidro, pinturas, um conjunto de armas dos séculos XVI a XX e uma coleção de carros e carruagens. Além disso, os museus do Mármore, da Caça e de Arqueologia valem a visita!