3 ingredientes fundamentais na cozinha do Alentejo

porco_alentejano-capa
A gastronomia alentejana é muito característica e uma parte muito importante da identidade da maior região portuguesa. Juntando os ingredientes dessas terras com as habilidosas mãos de quem conhece as receitas e tradições típicas, tem-se uma das cozinhas mais gostosas de Portugal.

Certos ingredientes não podem faltar nas panelas e mesas do Alentejo. Listamos três deles para que você entenda mais sobre a culinária local.

1. Porco alentejano
No passado, porcos pastavam livremente pelas enormes e majestosas planícies alentejanas. Isso explica porque esse animal se tornou essencial nos pratos, mais que qualquer outro tipo de carne – mesmo o cordeiro, também popular por lá. Esse ingrediente é preparado de inúmeras formas e temperado com ervas que crescem em seus campos, como coentro, hortelã, louro e orégano.

2. Pão
O pão está presente em todas as refeições nesta região. Mas não se engane, porque esse não é qualquer pão. É um verdadeiro marco da gastronomia local. Com a casca grossa e crocante e um sabor levemente ácido em seu miolo denso, é preparado com muito capricho para servir de entrada ou acompanhar pratos. Seu sabor é inconfundível e absolutamente imperdível. Com ele, sempre são servidos os famosos queijos e enchidos do Alentejo, que são absolutamente deliciosos.

3. Azeite
Os quilômetros e quilômetros dos campos alentejanos ocupados por olivais deixam claro que os azeites também são uma paixão regional. Usado como condimento na maioria dos pratos, esse ingrediente está até mesmo nos doces, como alguns bolos e as broas de azeite. Os produzidos na região costumam ter aroma frutado, com notas de maçã, frutas secas, tomate e ervas, além de serem, em geral, pouco amargos ou picantes.

×