Cinco programas imperdíveis no Alentejo

capa_programas_imperdiveis_02

O Alentejo é um destino imperdível por si só. Mas há atividades que você pode fazer por lá que são simplesmente especiais demais para deixar a oportunidade passar! Descubra o melhor da região com cinco programas!

1. Conheça a história
Isso, o Alentejo tem de sobra. São castelos, monumentos, ruínas e igrejas impressionantes. Você vai ficar de queixo caído com essas imponentes construções, que além de encherem os olhos, ainda contam uma história de diferentes culturas e civilizações. O Templo Romano, em Évora, remonta ao século I, o Castelo de Marvão tem muralhas belíssimas e o Aqueduto da Amoreira, em Elvas, possui sete quilômetros de extensão!

imperdivel_foto22. Entregue-se aos prazeres de Baco
Se você não gosta de vinho, o Alentejo mudará sua opinião. A região tem mais de 250 produtores desse doce néctar que é provavelmente a bebida mais amada do mundo. E você não vai só prová-los à mesa: vai conhecer as vinícolas, aprender mais sobre o processo de produção, visitar as adegas e pode até fazer workshops de degustação! Há também o Museu do Vinho de Redondo e a Enoteca, e algumas cidades têm eventos temáticos.

imperdivel_foto33. Aproxime-se da natureza
A paisagem do Alentejo é magnífica. Entre os campos verdejantes da região, conheça o chamado turismo rural, cuja base é a imersão na natureza. Passeie a pé ou a cavalo pelas propriedades que vão desde as mais simples às mais luxuosas, respire o ar puro e ponha a mão na massa: participe das vindimas, da apanha de azeitonas ou alimente os animais em Herdades como a Torre de Palma Wine Hotel, a Herdade do Touril e a Herdade das Barradas da Serra.

imperdivel_foto44. Observar as estrelas
Você não precisa de planetário para se impressionar com o céu do Alentejo! O Alqueva foi o primeiro destino do mundo a receber a certificação Starlight Tourism Destination da UNESCO e da Organização Mundial de Turismo. Ou seja: a qualidade de observação das estrelas é excepcional! Aproveite para fazer algum dos programas de astronomia, como passeios de barco, canoa ou a cavalo, observação de animais noturnos ou piqueniques à luz do luar.

imperdivel_foto55. Sair do óbvio
Se as paisagens alentejanas já são deslumbrantes, imagine vendo-as de cima! Voar de balão por lá é possível com empresas como a Emotion (www.emotionportugal.com), que também realiza várias atividades de aventura. Também é possível pular de paraquedas, fazer um safari em quadriciclo, aprender esqui aquático e até observar golfinhos!